google-site-verification: google19b6d971306188b7.html

terça-feira, agosto 30

E as fedorentas chegam ao Chile

Tania: OI!!!!!! Ja estamos postando do Chile e pelo visto esse teclado e pior do que o Boliviano. Nao conseguimos achar o acento agudo agora. Enfim... Chegamos hoje apos a MARAVILHOSA travessia do Salar de Uyuni. Foram tres dias de travessia (sem direito a banho). Bom, na verdade na primeira noite tinhamos a possibilidade de um banho gelado com uma temperatura de no maximo uns 3 graus la fora (e so um pouquinho mais dentro do benheiro ja que os Bolivianos nao conhecem a palavra calefacao). Na segunda noite nao tinhamos agua corrente, entao nem pensar em banho. E nem pensar mesmo pois estava um frio dos diabos. Diz o nosso guia que fez 10 graus negativos durante a noite. E claro que ninguem tinha termometro que e pra nao assustar. Eu dormi com 3 camadas nas pernas e 4 na parte de cima (ou seja tres calcas e 4 blusas ou casacos) alem de um saco de dormir enfiado embaixo de tres camadas de cobertos e um gorro na cabeca. Depois de uma meia hora parada na mesma posicao deu pra nao sentir frio. Quando acordamos (as 5 da manha, antes do sol nascer) a Lagoa que fica do lado do abrigo estava com todas as bordas congeladas. Nao, gente, nao foi ruim. Tou dizendo que foi maravilhoso!! Apesar disso tudo a paisagem e linda, espetacular. Vale muito a pena!!!! Fizemos isso tudo dividindo o carro e os quartos dos abrigos com um casal de canadenses e um casal italiano. O pior e que este ultimo casal ainda continuou por la por mais dois dias pra escalar um vulcao. Estes sim sao loucos hehe. Bom, mas chegamos no Chile sao e salvas e felizes apesar de cansadas e imundas. Depois de un baño caliente estamos novinhas em folha e prontas pra outra.
Bel:
Nossa, pensei em tantas coisas para escrever e agora nao sei como fazer. Mas vamos por partes, aproveitando que Taninha ja deu uma boa geral dos dias incriveis no Salar de Uyuni.
Em primeiro lugar, quero agradecer a todos que nos ajudaram antes da viagem, emprestando coisas. Carol, sua mochila ta encarando um perrengue danado. Muita poeira. Comprei uma capa para a mochila que ja ganhou um pequeno rasgo (calma, a capa, a capa!). Ta suja, coitada... Mas amei a bichinha e acho que, quando voltar, compro uma igual ou parecida. Fatima e Fe, valeu pelos sacos de dormir. Acabei nao levando os seus, Fatima, mas o que contou (e muito, por varios motivos) foi a sua disposicao e intencao. A head lamp esta aqui comigo. Valeu, Pele!!! Daniel, o seu bone com protetor de orelhas foi util nos primeiros dias e serviu de inspiracao para eu comprar um na Bolivia. Bom, agradecimentos nao faltam a vovo querida, mama maravillosa, Peter perfeito e a Dora e Ricardo (ja que acabei filando uma penca de meias quentinhas de voces e a luva!). Acho que estou com saudades (Taninha esta perguntando o que deu em mim) e tambem querendo resolver uma porcao de coisas que acabei deixando por ai.
A viagem esta sendo incrivel (nossa, depois da paulistanizacao do gerundio, falar assim me da nos nervos). E, apesar do paragrafo acima, ate que consigo me desligar das coisas dai (com excecao da Panquequinha, claro!!!, Alias, muchas gracias a todos que foram visitar a bichinha, inclusive ao Gaspar, que nao falha nesses momentos dificeis da irma de criacao). Como eu ia dizendo... Muitas paisagens novas, paises diferentes e incriveis. Eu descobri que gosto de experimentar paises, culturas e paisagens. Tem gente que prefere outros tipos de experiencias. Eu nao. A America Latina eh impressionante a cada momento.
Agora estamos mais calmas em San Pedro de Atacama. As coisas no Chile sao muito mais caras e acho que vamos maneirar na manteiga (ou melhor, na grana).
Bom, e melhor irmos. Estamos cansadas e ha muito tempo na Internet. Ora de desligar dai e curtir o deserto chileno (sao muitas opcoes, mas aguardem fotos novas!!!!).
Beijos,
Bel
Tania: Gente, acho que a falta de oxigenio mexeu com ela. E que estivemos a 5mil metros hoje. Alias, esquecide dizer: tinhamos outra opcao de banho: aos 4800m mais ou menos podiamos ter entrado na agua, numa fonte de agu quente. Mas achei melhor ficar la fora mesmo com as minhas 6 camadas de casacos (nao estou brincando), brincando de pisar na agua congelada a uns 30 metros de onde alguns loucos estavam submersos na agua (no me perguntem como eles sairam depois, pois eu nao fiquei pra ver)
Bom gente, beijos a todos!!!!1
Bel
PS: A Tania escreve como pensa. Eh incrivel como ela se esquece das virgulas!!! Depois nao quer ninguem editando ela!
A tal fonte de agua caliente que ela fala tem uns poucos centimetros de profundidade. Dava para mergulhar os pes, mas alguns se deitavam para aproveitar. Mas estava a uns 35 graus! O que beleza?!!!
OUtro dia, aqui mesmo em Atacama, teremos a possibilidade de pagarmos esse mico. E postaremos. Prometo.
Bjs mais uma vez

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi meninas
Adorei o papo ontem.
Seu pai deitou naquele mísero laguinho do deserto mas acho que o lado de fora estava um pouco mais quente, uns 3 ou 4 graus.
É ótimo que voces vejam a America do Sul com seu povo e espaços maravilhosos. É pena que mais brasileiros não tenham este interesse.
Tem visto muitos israelenses?
Se forem usar o cavalo contem tudo, vopu adorar saber.
beijos
mãe
p.s.
Pascal foi pra casa. Camila voltou a dormir por la e hoje a Luzinete? esta por lá. Panqueca esta sendo cuidada.
Beijos

Anônimo disse...

Leia-se: o "Pascal" da Dora é o "Gaspar" do Daniel. De qualquer forma, todos os gatos estão muitííííssimo bem cuidados e devidamente paparicados. Quero ver vocês conseguirem manter o mesmo padrão de paparico na volta. Na verdade, o assunto "gatos" parece estar até mais emocionante do que a viagem propriamente dita. É o grande assunto do blog.
Bjs again,
Ricardo

Anônimo disse...

Bel, Tânia, muitas saudades!
Que delícia de viagem, vou contar pra Tereza Gonzales que vai ficar louca, ela quer muito fazer um caminho parecido (talvez não tão hard, vcs sabem). Fui lá visitar Panqueca e encontrei Gaspar. Confesso que achei ele um gato meio sinistro. Eles ficaram se engalfinhando um bocado, mas acho que estavam mesmo é se divertindo. Bel, chegou carnê de renovação da revista Viagem, quer que renove? Tem opção um ano ou dois. Qdo vc puder me diz. Beijos mil,
Pedro.

Anônimo disse...

Esqueci de dizer: Bel, no seu último post, parece que vc ganhou o Oscar! Muitos agradecimentos. Saudaaaadesss

Anônimo disse...

E aí, desistiram do blog ? Que diabos vocês fazem tanto à noite, que não têm tempo de escrever pra plebe? Estão estudando as constelações? Hoje já é sexta-feira, pô! Cyber-café é o que não falta em Atacama. Devemos ir pra Búzios hoje à noite ou amanhã cedo, se o tempo permitir (depois de um calorão de verão durante uns 10 dias, começou a chover logo hoje!). Não aguentamos mais de saudades! Escrevam pelo menos por amor à Panqueca, que tem perguntado por onde vocês têm andado.
Bjs mís