google-site-verification: google19b6d971306188b7.html

segunda-feira, agosto 22

3500 mil metros - primeiro post

Tânia:
Oi gente! Aqui estamos nós a 3500 metros de altitude em pleno centro de La Paz. Por hora estamos passando no teste. Umas dores de cabeça que passam com uma combinaçao (en español no hay til, sólo tilde) de chá de coca e tylenol com cafeína. Recomendo, a combinaçao é perfeita (Meu Deus, tira essa jornalista crítica do meu lado. Ela tá querendo editar meu texto!! O T é duro, Bel. Náo sai). Bom, já passeamos por La Paz, fomos ao Vale da Lua, exploramos todas as crateras e voltamos em pé num ônibus escolar lotado. O pobre do Alemao que estava do nosso lado nao conseguia nem mesmo ficar em pé no onibuszinho, mas aqui é super comum esse tipo de transporte. Hoje estivemos em Tiahuanaco com uma excursao. Pena que está tao destruído e faltam muitas escavaçoes.

Bel:
Bom, vocês viram que a Taninha se apegou ao alemao. Até botou o cara com A maiúsculo e tudo. Mas nem descolou o ¨apellido¨ dele (¨a Bel que tava doida pra ir pra Tiahuanaco com ele¨, diz a Tânia, chatapracaralho...).
La Paz é, sem dúvida, a cidade mais feia que já conheci e provavelmente a cidade mais feia que conhecerei. É um imenso vale. Chegamos por El Alto, onde fica o aeroporto. É uma cidade bem nova, fundada nos anos 80 e hoje tem 1 milhao de habitantes. As camadas mais pobres moram lá. El Alto fica a 4100 metros de altitude É isso mesmo: quanto mais alto, mais pobre. Nosso hotel, Alem, fica a uns 3600 (somos ricas!). Moleza. Como Taninha já disse, nada que um chá de coca e um tylenol nao resolvam (ah, e caminhar como uma velhinha, muito mais velhinha do que nossas avós, claro). Apesar da feiura, La Paz é uma cidade interessante. Nao há uma esquina que nao tenha uma bandeira boliviana. As pessoas sao atenciosas e gentis. Comemos empanadas de queso e sao muito gostosas. Eu ja nao me interessei muito pelas salteñas de pollo, mas Taninha gostou... Bom, amanha partimos para Copacabana.

Tânia:
Gente, eu esqueci de falar uma coisa: nosso hotel fica no meio da Saara. Tipo assim, na rua da Alfândega. A gente sai e quase tropeça nos gorros e cachecols expostos no chao. Virando a esquina damos de cara com os fetos de llama (todos usados como oferenda para a Pachamamma - que seria tipo a Deusa da terra), amuletos e uns doces com cara horrível.

Bel:
Mandem notícias por aqui. Em breve (assim que gravarmos um CD), vou atualizar o videlog. (Tânia: nao, eu ainda nao lotei o cartao de memoria da maquina. Nem mesmo o primeiro).
(Bel: também, espera só voltarmos de Copacabana...).



TANIBEL
Besos, besos!!!!!
Panquequinha, nós ainda te amamos!!!! Saudades!!!!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Bel, Tânia, já morro de saudades! Tentei ligar pro celular da Tânia de Gramado, antes do embarque, mas dava número inexistente... Tomara que vocês consigam atualizar o blog sempre, tô adorando. Aproveitem muito, please. Beijos mis.
Pedro.

Anônimo disse...

Bel: La Paz não é a cidade mais feia do mundo, Assunção bate fácil!E, de qualquer forma, La Paz pode ser feia, mas tem sua personalidade, enquanto que a outra...
Tânia: Tua mãe está em Angra, como previsto, volta amanhã.
Acho que não alertamos vocês suficientemente sobre a miséria e os riscos em La Paz e outras cidades grandes da América Latina(Oruro e Lima, no caso). O negócio de rasgarem as mochilas para roubar coisas é fato concreto, têm que tomar todo o cuidado. E quanto à miséria, bom, vocês já estão vendo, não é mesmo? É, América Latina é assim mesmo, infelizmente, mas o charme da região andina compensa tudo isso, podem crer.
Pensei que vocês iam direto de Tihuanaco para Copacabana, mudaram de idéia?
Bjs,
Teu pai (da Tânia, é claro!)
(Pô! Como é difícil responder pelo blog! Ainda não consegui descobrir como é que se envia a mensagem.)

Anônimo disse...

Oi meninas!!
Adorei a idéia do blog!! A Panquequinha está ótima, tá? Nas duas primeiras noites ela não me deixou dormir, ficou passando por cima de mim, puxando o meu cabelo, me mordendo, mas agora acalmou. Na segunda noite o Gabriel dormiu lá e toda hora eu ouvia ele dizendo "Panqueca, desce!". E, de repente, quando olhei para o lado ele tinha dormido e ela estava tranqüilamente na barriga dele. Muito fofa!!! Estou tomando conta dela direitinho, tá?
Beijinhos,
Mila.

Anônimo disse...

Oi meninas
Oi Taninha, ainda bem que a combinação perfeita anti altitude leva tylenol e não dipirona, né? Aproveitem muito a viagem e não se preocupem muito com a Panquequinha (que deve estar sendo super paparicada), o máximo que acontece é ela ficar uns dias de mal quando vcs chegarem (os gatos têm ótima memória) (brincadeirinha, sei que vcs adoram ela e eu também acho que ela é uma gatinha muito legal)
Beijinhos
Manu

fernanda eugenio disse...

Bel, Tânia... imagino a cara dessa caos-cidade onde a América Latina faz sentido... ADorei ter notícias de vocês, espero que vocês não desistam do projeto videolog e também atualizem sempre o blog pra gente poder ir acompanhando todas as peripécias de vocês duas...
Tomem cuidado e dá-lhe folha de coca... bochechas de hamster na veia!!! :P
saudades, adoraria ter ido também, da proxima vez me escondo no saco de dormir... :)
beijos

fernanda eugenio disse...

ah... já ia me esquecendo: Simmel e Zoé dizem miauuuuuuuuuuuuu! e exigem visita da Panqueca!!!
beijos

Anônimo disse...

Oi, meninas, tudo em riba? Saudades. Por aqui tudo na mesma: terminando os tijolinhos de decoração e esquentando o teclado para os de gastronomia. Ou seja, estamos babando só de imaginar a viagem de vocês. Chá de coca com tilenol, é? Aqui isso dá cana. Aproveitem. Beijo muito grande, Fátima. P.S. Pelé manda beijo pras duas.

Anônimo disse...

Boa viagem amiga! Curta muito e faça altas fotos!! Beijos!!!

Anônimo disse...

Oi meninas
Estou feliz que a viagem tenha comecado. Espero que tudo corra bem e que a pobreza da America não choque voces demais. La Paz e feia mas bastante alegre (ou histerica) mas o povo e atuante e amigavel.
Aproveitem e escrevam bastante
mae

Anônimo disse...

Oi meninas
Esqueci de dizer que Panqueca apesar de saudosa vai bem. camila viajou mas estive hoje duas vezes no apartamento. Fiquei uma hora pela manha e mais uma hora depois do trabalho.
Beijos
mae