google-site-verification: google19b6d971306188b7.html

terça-feira, setembro 21

No fim

A Chapada dos Veadeiros (sim, VEadeiros, errei no post anterior) é deslumbrante. A vila de São Jorge não é precária, sem graça ou deserta como muitos sites gostam de enfatizar. São Jorge é pequenina, mas muito charmosa. Tem algumas pousadas simpáticas, com bons preços, seus habitantes são acolhedores (Taninha que o diga). Mas um carro é essencial. Sem carro, você fica na mão dos guias. E aí o passeio sai caro. Para conhecer bem a Chapada é preciso gastar uns 15 dias. Cinco para São Jorge, outros cinco para Alto Paraíso e o restante para Cavalcante (cidade ao norte do parque que está começando a ficar mais conhecida). Aí, quem sabe, você consegue conhecer um pouquinho da região. Eu fiquei oito dias, sete de passeios, sem parar. E não vi tudo o que gostaria.

O parque tem apenas dois passeios. Fizemos os dois, claro. São lindos, longos, um pouco sofridos para quem não está acostumado, mas sempre com uma linda cachoeira no final (é o sofrimento antes de alcançar o nirvana). As Carioquinhas são maravilhosas!!!!!!!
Depois, fomos para o Vale da Lua, Raizama e Morada do Sol. Os pés sofrem menos e são muito bonitos os três lugares.
No dia seguinte, eu e Tânia pegamos um ônibus e fomos até a Pousada São Bento, uma fazenda entre Ponte Alta e São Jorge. Lá estão três cachoeiras: Almécegas I e II, e a São Bento. A ida foi a cavalo! Sim, fomos de Silver! O máximo. Mas a volta foi com os próprios pés mesmo. Muito bonita Almécegas I, mas a água é gelada demais, sô!

No dia seguinte, fomos desvendar o Segredo. Foram 16km de caminhada (somando ida e volta) e sem nenhum arrependimento. No dia seguinte, quase sem forças, fizemos um passeio light. O Encontro dos Rios são apenas 2km. Mole, mole.

Hoje chegamos em Alto Paraíso e fomos para os Cristais, um "complexo" de pequenas cachoeirinhas que tem aqui pertinho. Ficou de fora o Rio dos Couros (dizem que é um dos passeios mais bonitos da região). E amanhã encaramos um ônibus e um avião... Chego antes das dez da noite. Pronta para encarar outra maratona: a do CINEMA!!!!!