google-site-verification: google19b6d971306188b7.html

quarta-feira, julho 27

Algumas vezes elas atrapalham e você pensa que já conhece alguém

Limites, bordas, margens. Teto, chão. Casa completa.
Você quer palavras? Então arque com as conseqüências de nem sempre entender, ser entendido ou de imprimir sentido. Às vezes elas somem. Não deixam vestígios.
Ardilosas, escorregadias, traquinas. Palavras para que? Para mim, para mim.

sexta-feira, julho 1


Esse é o mapa da viagem. Não sei se dá para ver direitinho.... As linhas vermelhas, nosso itinerário: Bolívia (La Paz, Tiahuanaco, Copacabana, Lago de Titicaca, Salar de Uyuni); Chile (São Pedro de Atcama, Calama, Iquique, Arica, Putre, Parque Nacional do Lauca); e Peru (
Arequipa, Canyon do Colca, Puno, Cuzco, Machu Pichu, Olantaitambo, Pisac e Lima). UFA!
Mas ainda não fizemos reservas de nenhum hotel ou passeio. Durante o mês não teremos muitos problemas, nem feriados (insuportáveis durante uma viagem longa como essa). Apenas em Arequipa teremos que correr contra o tempo e reservar o hotel e o passeio para o Colca o quanto antes já que a cidade abriga uma convención de minería... Isso está me deixando tensa. Muito tensa.
Mas nem posso reclamar dessa tensão pré-viagem. A minha última internacional foi dois dias depois do 11 de setembro, para a Europa. Apenas dois dias de Budapeste e estavam as mães, aqui no Brasil, desesperadas, querendo a todo o custo que a gente consideresse voltar para o Brasil. Como não conseguiam nos fazer desistir, mudaram a estratégia e começaram a nos convencer que um passeio pelo country side britânico seria bastante pitoresco. Mas Tânia e eu resistimos e fizemos o que estava planejado. E com direito a viagem em TGV e tudo (borrando de medo, claro).
Bom, voltando à viagem de agora...

O PONTO DE PARTIDA é La Paz, Bolívia. O epicentro dos principais acontecimentos políticos bolivianos, cidade alta que deusmelivre! São mais de 4000 metros de altitude. Para quem não sabe, a cidade tem formato de xícara. A gente chega em El Alto (que é outro município ou algo equivalente) e a parte raza fica 500 metros abaixo. Ou seja, para andar não vai ser moleza, não. Muita folha de coca nessa hora. Lá, tem o mercado das bruxas, igrejas, museus, essas coisas.
No último dia, a idéia é pegar um taxi e fazemos três paradas. A primeira é no Vale da Lua (em tudo quanto é canto tem um vale da lua), que fica a uns 20 quilômetros de La Paz. Depois é a vez de Tiahuanaco (Tiwanaku, 3.845m, 70 quilômetros de La Paz), considerada a cultura mais importante do período pré-Inca, e um dos sítios arqueológicos mais importantes do país.
O ponto final é
Copacabana (At the copa (co!) copacabana/ (copacabana)/The hottest spot north of havana (here)/At the copa (co!) copacabana/Music and passion were always in fashion/At the copa.... they fell in love). Bom, Copa é a entrada boliviana para o Lago de Titicaca. Um deslumbre, dizem. E, pra variar, nas alturas. É o lago navegável mais alto do mundo (mais de 3800 metros de altitude). A idéia é dormir uma noite na Ilha do Sol, a mais bela de todas.
Mais tarde conto o que tem no Lago de Titicaca e qual será o próximo pit stop.