google-site-verification: google19b6d971306188b7.html

terça-feira, setembro 21

No fim

A Chapada dos Veadeiros (sim, VEadeiros, errei no post anterior) é deslumbrante. A vila de São Jorge não é precária, sem graça ou deserta como muitos sites gostam de enfatizar. São Jorge é pequenina, mas muito charmosa. Tem algumas pousadas simpáticas, com bons preços, seus habitantes são acolhedores (Taninha que o diga). Mas um carro é essencial. Sem carro, você fica na mão dos guias. E aí o passeio sai caro. Para conhecer bem a Chapada é preciso gastar uns 15 dias. Cinco para São Jorge, outros cinco para Alto Paraíso e o restante para Cavalcante (cidade ao norte do parque que está começando a ficar mais conhecida). Aí, quem sabe, você consegue conhecer um pouquinho da região. Eu fiquei oito dias, sete de passeios, sem parar. E não vi tudo o que gostaria.

O parque tem apenas dois passeios. Fizemos os dois, claro. São lindos, longos, um pouco sofridos para quem não está acostumado, mas sempre com uma linda cachoeira no final (é o sofrimento antes de alcançar o nirvana). As Carioquinhas são maravilhosas!!!!!!!
Depois, fomos para o Vale da Lua, Raizama e Morada do Sol. Os pés sofrem menos e são muito bonitos os três lugares.
No dia seguinte, eu e Tânia pegamos um ônibus e fomos até a Pousada São Bento, uma fazenda entre Ponte Alta e São Jorge. Lá estão três cachoeiras: Almécegas I e II, e a São Bento. A ida foi a cavalo! Sim, fomos de Silver! O máximo. Mas a volta foi com os próprios pés mesmo. Muito bonita Almécegas I, mas a água é gelada demais, sô!

No dia seguinte, fomos desvendar o Segredo. Foram 16km de caminhada (somando ida e volta) e sem nenhum arrependimento. No dia seguinte, quase sem forças, fizemos um passeio light. O Encontro dos Rios são apenas 2km. Mole, mole.

Hoje chegamos em Alto Paraíso e fomos para os Cristais, um "complexo" de pequenas cachoeirinhas que tem aqui pertinho. Ficou de fora o Rio dos Couros (dizem que é um dos passeios mais bonitos da região). E amanhã encaramos um ônibus e um avião... Chego antes das dez da noite. Pronta para encarar outra maratona: a do CINEMA!!!!!



segunda-feira, setembro 13

Na chapada

Cá estou eu em Alto Paraíso de Goiás, porta para São Jorge que é porta para a Chapada dos Veadeiros. Agora falta pouco para acabar a jornada. E que jornada!
O Jalapão é lindo demais, também conhecemos Brasília, Palmas (???!!! minhanossasenhora), Taquaruçu (o piscinão de ramos de Palmas), Lagoa da Confusão. Aliás, muito confusa a cidade. Para você ter uma idéia, lá tem vegetação de Pantanal, cerrado e um cadinho de amazônia. Foi a cidade mais a oeste do Brasil que fui. E foi lá que perdemos o ônibus que pegaríamos para Porto Nacional, passagem para Alto Paraíso. Ele chegou cedo demais no ponto. Lá também, mandei o argumento do roteiro para o tal concurso do Minc. Seja o que Deus quiser!
Natividade, nosso ponto seguinte, é uma cidadezinha histórica, que fez parte da rota do ouro. Simpática, pena que estava no período de seca e não tinha nenhuma cachoeira para ficar. Tivemos que enrolar até ás 22h30, quando pegamos o ônibus pra cá.
Esse é o resumo do roteiro até então. So far, so good. Mas acredito que a Chapada supere tudo. Ou quase tudo.

Flávio e Simone, um recado: nós vimos veados, emas, tuiuiu, maguari, jacaré... Pode deixar que a gente manda as fotos para vocês.

Ficamos até o dia 21 de setembro por aqui (chego aa noite no Rio). Em São Jorge, finalmente poderemos abrir as mochilas e tirar as roupas! Quem sabe até colocá-las num armário ou em prateleiras. Lavá-las? Um sonho!

O celular só funciona em Alto Paraíso (vamos ficar até 'as 16h de hoje). Em São Jorge, voltamos ao isolamento.

Ah, tava pensando em comemorar meu aniversário na prainha ou na reserva e depois almoçar por lá em algum restaurante baratinho. O que que vocês acham? Seria no dia 25 (sábado) mesmo, bem cedo para que as crianças também possam ir e para que possamos voltar cedo e aproveitar a mostra. Alguém tem outra sugestão? Aceito!
Beijos para todos.




quarta-feira, setembro 1

Férias

Amanhã vôo para Brasília. De Brasília, para Palmas e de Palmas pego um ônibus que vai me deixar cerca de quatro dias no Jalapão. De lá, a idéia é seguir para a Chapada dos Veadeiros. Mas outros seis, sete dias. Como são 10h ou 11h de perrengue, devemos fazer algum pit stop. Depois, o instinto se encarrega de nos deixar onde estiver melhor. Férias de prédios, férias de gente, férias de ansiedade. Férias de tudo. Sumir do mapa. É isso aí.
Até o fim do mês.
Beijos.